Um pouco do que eu faço e como eu faço.

Meu nome é BRUNO BERNARDO, sou designer gráfico especialista em projetos de marca.

Depois de mais de 6 anos trabalhando apenas com marcas, aprendi a enxergar o que é fundamental, extrair aquilo que a marca precisa e representar isso visualmente.

Minha maior preocupação em um projeto de Identidade Visual, é transmitir o conceito e a essência da marca.

Meu objetivo é sempre conectar Marcas e Pessoas, pois acredito que a principal função de uma identidade visual, é representar o universo em que a marca está inserido, criar uma identificação com o seu público.

O QUE EU FAÇO?

Meu processo vai além do logotipo. Eu crio um projeto de identidade visual, me preocupando com todos os possíveis pontos de contato da marca com o cliente.

Uma marca precisa se conectar à pessoas e não apenas ser bonita, afinal, a função pela qual a marca existe vem antes do desenho, do símbolo e tudo mais que à acompanha. Do que adianta ter uma marca bonita e sem significado?

É por isso que acredito que a marca vai além do símbolo e do logotipo, a marca precisa ser tudo que ela diz que é, ela precisa conversar com o público. Essa é a minha busca constante em um projeto, transmitir na identidade visual o máximo da essência e dos valores da marca.

Um projeto de identidade de marca pode incluir símbolo, logotipo, tipografia, ícones, itens de papelaria como cartão, timbrado e envelope, pasta, manual de identidade, etc.

COMO EU FAÇO?

A forma como desenvolvo meus projetos é bem minuciosa. Cada projeto merece uma dedicação especial, até mesmo por este motivo não fazer muitos projetos ao mesmo tempo.

Procuro sempre envolver o cliente ao máximo no meu processo, buscando atender e superar as expectativas do início do projeto.

Sempre melhorando meus métodos e inserindo técnicas importantes que realmente irão agregar em cada projeto de marca.

NO QUE ACREDITO

Sou extremamente apaixonado pelo design de marcas. Ajudar a dar vida e iniciar uma etapa tão importante na vida de um empreendedor, é sensacional. Ajudar uma marca a se reposicionar no mercado através de uma nova identidade visual é igualmente entusiasmante.

Além das ferramentas gráficas, da teoria, dos estudos de proporções, da minha fixação pela geometria aplicada ao design, das leituras e busca por conhecimento constante… Eu pesquiso sobre coisas novas que não estão ligadas diretamente a minha área, isso me dá uma carga incrível de “inputs” de conhecimento, coisas que ativam minha criatividade quando estou me dedicando a cada projeto.

Por isso acredito que minha busca por conhecimento, seja ele profissional ou geral, é o que me faz melhorar cada vez mais a minha entrega e os projetos de marca que tenho a honra de criar.

MEU MÉTODO (Double Diamond)

Um pouco sobre a metodologia DOUBLE DIAMOND

O processo “Double Diamond” mapeia os estágios divergentes e convergentes de um processo de design. Criado pelo British Design Council, e essa metodologia foi adaptada para a minha realidade.

Acredito que um dos maiores erros em alguns projetos é partir para a solução do problema antes de gastar algumas horas entendendo qual é o real problema e o objetivo central do projeto.

Muitas vezes se ignoram as fases de descoberta e definição, desenvolvendo soluções que nem sempre resolvem os problemas. Por isso a metodologia Double Diamond é tão acertiva independente do projeto, pois ela me permite ter uma imersão diferenciada e uma maior compreensão da necessidade do cliente.

E como essa metodologia é bem flexível, ela me permite a todo momento estar atento a possíveis insights e novas descobertas que irão agragar significativamente no resultado.

Esse processo todo é dividido em 4 etapas, sendo elas:

DESCOBRIR – COLETA DE INFORMAÇÕES
Acredito ser a etapa principal do projeto, pois é onde faço uma imersão no universo do cliente, pesquisando tudo que for necessário e interessante para o projeto, desde concorrentes até o histórico mercadológico do produto ou serviço oferecidos pela marca.

DEFINIR – CONCEITUAÇÃO
Esta é a fase onde são definidos os conceitos da marca, a personalidade, como a marca vai falar e se comunicar com seu público. Nesta etapa também começo a definir tipografia, paleta de cores e elementos de apoio que irão compor o universo da marca.

DESENVOLVIMENTO – CONCEPÇÃO DA MARCA
Aqui eu realmente começo a dar vida a marca, criando símbolos, padrões e tudo que irá compor a marca. Nesta fase são realizados alguns testes de aplicabilidade da marca, para definir o que funciona e o que não funciona.

ENTREGA – APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO PROJETO
Por fim a fase de entrega e apresentação do projeto de identidade visual como um todo, com todo seu universo, elementos de apoio, paleparia e tudo que foi contratado previamente no início do projeto.

Etapa de Apresentação do Conceito da Marca

Uma parte super importante em todos os meus projetos é que na segunda etapa, envio um arquivo de apresentação da construção do conceito e da personalidade da marca.

MAS PARA QUE ISSO?

Então… Esse arquivo é criado com base nas pesquisas e descobertas que fiz durante a etapa de imersão, e serve pra direcionar o projeto para a melhor solução possível.

Envio esse arquivo através de um link onde é possível fazer comentários em cima do conteúdo apresentado, e partimos juntos para a próxima etapa com uma certeza de que estamos no caminho correto.